Uma operação conjunta do Exército e da Força Aérea da Colômbia matou três guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) em Litoral do São João, no departamento de Choco, informou hoje o jornal El Colombiano.
Uma grande variedade de armas foi confiscada, inclusive fuzis de assalto, minas terrestres, um lançador de granadas, pistolas e munição. Uma operação anterior contra o ELN na zona rural do mesmo município terminou com vários rebeldes mortos.
No mês passado, o presidente Juan Manuel Santos anunciou o início de negociações de paz com o ELN, o segundo maior grupo guerrilheiro colombiano, enquanto tenta concluir um acordo definitivo com o maior grupo, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). As negociações com o ELN ainda não começaram.
Se as negociações com ambos os grupos forem concluídas com sucesso, o país viverá seu primeiro momento de paz desde o assassinato do então candidato liberal à Presidência da Colômbia Jorge Eliécer Gaitán em 9 de abril de 1948. O total de mortos na guerra civil colombiana é estimado em 500 mil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário