segunda-feira, 11 de abril de 2016

Forças Armadas da Colômbia matam três guerrilheiros do ELN

Uma operação conjunta do Exército e da Força Aérea da Colômbia matou três guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) em Litoral do São João, no departamento de Choco, informou hoje o jornal El Colombiano.

Uma grande variedade de armas foi confiscada, inclusive fuzis de assalto, minas terrestres, um lançador de granadas, pistolas e munição. Uma operação anterior contra o ELN na zona rural do mesmo município terminou com vários rebeldes mortos.

No mês passado, o presidente Juan Manuel Santos anunciou o início de negociações de paz com o ELN, o segundo maior grupo guerrilheiro colombiano, enquanto tenta concluir um acordo definitivo com o maior grupo, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). As negociações com o ELN ainda não começaram.

Se as negociações com ambos os grupos forem concluídas com sucesso, o país viverá seu primeiro momento de paz desde o assassinato do então candidato liberal à Presidência da Colômbia Jorge Eliécer Gaitán em 9 de abril de 1948. O total de mortos na guerra civil colombiana é estimado em 500 mil.

Nenhum comentário: