sábado, 23 de abril de 2016

Teste de míssil de submarino da Coreia do Norte fracassa

A Coreia do Norte realizou hoje um teste fracassado com míssil balístico lançado de submarino no Mar do Japão, perto da província de Hamgiongue do Sul, informou a agência oficial de notícias chinesa Nova China, citando como fonte o Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul.

Na análise dos militares sul-coreanos, o míssil, com alcance previsto para até 300 quilômetros, voou apenas um décimo dessa distância depois de ser lançado por um submarino da classe Sinpo.

Dois testes de mísseis baseados em submarinos norte-coreanos fracassaram em novembro e dezembro de 2015. Uma experiência anterior, em maio, teria dado certo.

O regime comunista de Pionguiangue testou o míssil balístico de médio alcance Musudan em 15 de abril de 2016. A Coreia do Sul acredita que a Coreia do Norte prepara uma explosão nuclear experimental subterrânea para as próximas semanas.

Com o desenvolvimento da tecnologia de mísseis baseados em submarinos, a Coreia do Norte aumentaria sua capacidade nuclear. Teria condições de lançar um contra-ataque com armas atômicas mesmo depois de suas bases em terra terem sido destruídos.

Mas o último reduto do stalinismo ainda está longe da capacidade tecnológica para fazer isso. Precisa provar que pode miniaturizar bombas atômicas para instalá-las em mísseis e desenvolver submarinos capazes de disparar mísseis nucleares.

Desde o fim da União Soviética, em 1991, a Coreia do Norte faz uma chantagem atômica com os Estados Unidos e seus principais aliados na região, a Coreia do Sul e o Japão, exigindo ajuda em energia e alimentos para parar seu programa nuclear, sempre retomado com diferentes desculpas.

Nenhum comentário: