Uma tentativa de disparar um míssil balístico de médio alcance da costa leste da Coreia do Norte parece ter fracassado, declarou hoje o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Há poucas informações o lançamento, marcado para 14 de abril, data de nascimento do fundador do país, o Grande Líder Kim Il Sung, avô do atual ditador, Kim Jong Un, que sucedeu ao pai, Kim Jong Il, num regime comunista com sucessão dinástica.
O teste seria de um míssil de médio alcance, com um raio de ação de 3,5 mil quilômetros, o suficiente para atingir bases militares dos Estados Unidos na ilha de Guam e no Japão. A meta do regime stalinista de Pionguiangue é desenvolver um míssil nuclear intercontinental balístico capaz de atingir o território continental dos EUA.
A China, principal aliada do governo norte-coreano, se preocupa com o desenvolvimento da tecnologia de mísseis. Os EUA começaram a discutir com a Coreia do Sul a instalação de um sistema de defesa antimísseis. O regime comunista chinês teme que isso dê uma vantagem estratégica aos EUA num possível confronto no futuro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Teste de míssil da Coreia do Norte fracassa
Marcadores:
Bomba Atômica,
Coreia do Norte,
Coreia do Sul,
EUA,
Kim Il Sung,
Kim Jong Un,
míssil balístico intercontinental,
Programa Nuclear,
teste de mísseis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário