A China precisa de uma lei mais rigorosa para regulamentar as atividades das organizações não governamentais estrangeiras por razões de segurança nacional, declarou hoje uma porta-voz do regime comunista chinês, na véspera da abertura da sessão anual do Congresso Nacional do Povo, o parlamento chinês, que vai até 15 de março de 2015, em Beijim.
O recém-criado Comitê de Segurança Nacional iniciou no ano passado um inquérito sobre as atividades das ONGs internacionais, parte da política do presidente Xi Jinping para manter um controle ideológico rígido e limitar a influência externa sobre questões internas da China.
Nos próximos dias, o Congresso do Povo deve aprovar um projeto que vai exigir aprovação das autoridades chinesas para que ONGs estrangeiras possam abrir escritórios e operar no país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário