Diante da intervenção militar da Rússia na república autônoma da Crimeia, o secretário de Estado americano, John Kerry, vai amanhã a Kiev levar o apoio dos Estados Unidos ao governo provisório da Ucrânia. O ministro do Exterior britânico, William Hague, chegou hoje à capital ucraniana.
Com mais de 6 mil soldados e forças navais da Frota do Mar Negro, militares russos tomaram posições na Crimeia em repúdio à revolução que derrubou o presidente Viktor Yanukovich, um aliado de Moscou. É uma região onde 58% da população é étnica ou culturalmente russa.
Os EUA e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) acusam a Rússia de violar a Carta das Nações Unidas e Memorando de Budapeste, assinado em 1994 com o aval americano e britânico para que a Ucrânia abrisse mão das armas nucleares que herdou da extinta União Soviética, entregando-as ao controle do Kremlin.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário