O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou hoje o envio de uma força de paz de 12,6 mil soldados africanos para o Mali. Ela vai substituir as tropas da França que intervieram militarmente no país africano em janeiro para evitar que extremistas muçulmanos marchassem até a capital, Bamako, depois de dominarem o Norte do Mali desde abril de 2012.
A missão de paz é parte da próxima fase da intervenção militar. Seu maior objetivo será garantir a segurança das cidades e vilas do que realizar operações de busca de milícias fundamentalistas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário