quarta-feira, 24 de abril de 2013

Irã nega ligação com terroristas do Canadá

O regime fundamentalista do Irã negou ontem qualquer ligação com dois suspeitos presos no Canadá sob a acusação de planejar um atentado terrorista contra um trem que faz a rota Toronto-Nova York.

"Se esse plano tivesse sido realizado, muitos inocentes seriam mortos ou feridos", declarou James Malizia, da Real Polícia Montada do Canadá, citado pela agência de notícias Reuters.

As autoridades canadenses acusam Chiheg Esseghaier, de Montreal, e Raid Jasser, de Toronto, de ter recebido ordens de membros da rede terrorista Al Caeda baseados no Irã, mas não acusam a república islâmica de participar da conspiração.

O Ministério do Exterior iraniano negou qualquer ligação com a rede Al Caeda, que é sunita e professa um fundamentalismo islâmico salafista, inspirado no wahabismo da Arábia Saudita, adversário do xiismo majoritário no Irã. Mas eles têm inimigos comuns, os Estados Unidos e o Ocidente, e o aiatolá Ruhollah Khomeini teve na obra do egípcio Said Kutub, ideólogo d'al Caeda, uma das principais fontes de suas ideias políticas.

Eles são adversários políticos na luta pela supremacia interna da Uma, o conjunto de todos os muçulmanos, mas sempre podem se aliar contra inimigos comuns.

Nenhum comentário: