Pelo menos 15 pessoas morreram ou estão desaparecidas e outras 160 saíram feridas, inclusive funcionários dos serviços de emergência, depois da explosão e do incêndio de uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, no Texas, nos Estados Unidos. A polícia acredita que o número de vítimas pode ser maior.
"Ainda estamos procurando sobreviventes", declarou hoje de manhã o sargento William Patrick Swanton, da polícia da cidade de Wako, que acrescentou não ter encontrado nada até agora que indique algo mais do que um acidente industrial, reportou o jornal The Wall St. Journal.
Eram seis horas da tarde pela hora local, 20h em Brasília, quando o fogo começou na empresa West Fertilizers, que fica na pequena West, uma cidade de 2,8 mil habitantes situada a cerca de 130 quilômetros do sul de Dallas, a metrópole texana.
Duas horas depois, houve uma explosão tão violenta que causou um tremor de terra de 2,1 graus na escala aberta de Richter, que mede a intensidade dos terremotos. Uma coluna de fumaça tóxica se ergueu por uma altura de centenas de metros. Mais de 50 casas foram danificadas num raio de cinco quadras.
A fábrica armazenava e processava amônia, vendida como fertilizante para os produtores rurais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário