Pelo menos dois guardas franceses e vários cidadãos foram feridos hoje na explosão de um carro-bomba diante da Embaixada da França em Trípoli, a capital da Líbia.
A explosão destruiu a parede e a recepção da embaixada, além de danificar casas e lojas vizinhas. O ministro do Exterior francês, Laurent Fabius, declarou que o número de vítimas seria muito maior se não fosse tão cedo, num horário em que a maioria dos funcionários ainda não havia chegado.
Com a intervenção militar em janeiro contra as milícias muçulmanas que dominavam o Norte do Mali desde abril de 2012, a França virou alvo de extremistas islâmicos e jihadistas.
Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado. Foi o primeiro ataque contra embaixadas em Trípoli desde a queda do ditador Muamar Kadafi, em agosto de 2011. Em 11 de setembro de 2012, uma ação terrorista contra o consulado dos Estados Unidos em Bengázi terminou com a morte do embaixador e de três outros cidadãos americanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário