segunda-feira, 22 de abril de 2013

EUA e Alemanha retomam crescimento econômico

A economia nos Estados Unidos voltou a se acelerar e a taxa de crescimento do primeiro trimestre de 2013 deve ficar em 2,8% ao ano, pela média das previsões dos analistas. O produto interno bruto do início do ano será anunciado em 26 de abril.

Nos EUA, a recuperação foi apontada na sondagem conjuntural da primavera (no Hemisfério Norte) da Associação Nacional dos Economistas de Empresas (NABE, do inglês): "As empresas viram sua atividade aumentar no primeiro trimestre de 2013 no ritmo mais rápido em um ano, e suas perspectivas de crescimento para o segundo trimestre melhoraram".

Depois de uma contração no fim de 2012, a economia da Alemanha deve atingir um ritmo "bem superior a 1% ao ano" no mais tardar em 2014, previu o ministro da Economia, Philipp Röesler, em entrevista publicada hoje no jornal popular Bild.

A Alemanha, quarta maior economia do mundo, deve crescer pelo menos 0,4% em 2013 e 1,6% em 2014, sob o peso das medidas de austeridade impostas pelo próprio governo alemão aos países da Zona do Euro para combater a crise das dívidas públicas dos países mais frágeis.

Nenhum comentário: