sábado, 27 de abril de 2013

Itália anuncia formação de novo governo

Depois de um acordo com a coalizão de direita liderada pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, o novo primeiro-ministro designado Enrico Letta, vice-líder do Partido Democrático, de centro-direita, anunciou hoje a formação de um novo governo na Itália.

Nesta grande coalizão de governo, Angelino Alfano, aliado de Berlusconi, será vice-primeiro-ministro e ministro do Interior. A ex-comissária europeia Emma Bonino será ministra do Exterior. O diretor do banco central Fabrizio Saccomanni será ministro das Finanças.

A Itália está sem governo com apoio da maioria no parlamento desde dezembro de 2012, quando caiu o governo tecnocrático chefiado pelo primeiro-ministro interino, Mario Monti, que tinha o apoio da Berlusconi. Este era chefe de governo até novembro de 2011, quando foi afastado sob pressão da Alemanha no auge da crise das dívidas públicas da Zona do Euro.

Com a vitória da esquerda na Câmara e da direita no Senado, e o inesperado surgimento do anarquista Movimento 5 Estrelas, do humorista Beppe Grillo, hoje o maior partido italiano, as eleições de fevereiro de 2013 criaram um Congresso dividido.

O maior desafio do novo governo será retomar o crescimento da economia italiana, sufocada por uma dívida superior a 2 trilhões de euros, cerca de 125% do produto interno bruto, toda a riqueza que o país produz num ano menos as importações.

Nenhum comentário: