O presidente Giorgio Napolitano nomeou hoje Enrico Letta, ex-vice-líder do Partido Democrático, novo primeiro-ministro da Itália.
Letta, de 46 anos, foi o ministro mais jovem da História da Itália, mas politicamente pertence à velha guarda. Deve tentar formar uma grande coalizão de governo com a direita liderada pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi e o pequeno partido tecnocrático de centro do primeiro-ministro interino Mario Monti.
Dois meses depois das últimas eleições legislativas, a Itália ainda não tem um novo governo porque a esquerda ganhou na Câmara e a direita no Senado, impedindo a formação de um governo com maioria nas duas casas do Congresso.
Berlusconi já fez suas propostas. Quer revogar o aumento do imposto predial e territorial e reformar o Poder Judiciário para tentar se livrar de seus processos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário