A dívida pública da França deve chegar a 93% do produto interno bruto em 2013 e passar de 94% em 2014 antes de começar a recuar em 2015, estima o jornal econômico Les Echos. Em 2012, o PIB francês ficou em US$ 2,58 trilhões.
Essa relação dívida/PIB estava em 65% em 2007, no início da grande recessão econômica internacional, e passou de 90% no ano passado.
O governo socialista deve apresentar amanhã um plano para reduzir o déficit orçamentário para 3% do PIB, limite estabelecido pelo pacto de estabilidade que sustenta o euro, a moeda comum europeia.
Antes de completar um ano, a presidência de François Hollande enfrenta uma enorme crise. Não tem propostas capazes de reduzir a crise econômica, conter o fechamento de fábricas e o aumento do desemprego na França. Além disso, enfrenta um escândalo de corrupção em que o ex-ministro do Orçamento, Jérôme Cahuzac, admitiu ter contas bancárias em paraísos fiscais.
Cahuzac renunciou hoje a seu mandato como deputado da Assembleia Nacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário