Depois de 136 horas e 46 minutos de debates, por 331 a 225, a Assembleia Nacional da França aprovou hoje o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Faltava apenas ratificar as mudanças feitas no Senado. A França torna-se assim o nono país europeu e o 14º do mundo a legalizar o casamento gay.
Com o forte movimento de oposição, a direita esperava que o governo François Hollande abandonasse o projeto. Alguns deputados da União por um Movimento Popular (UMP), maior partido de centro-direita, já preparam um recurso à Justiça.
Agora, o casamento gay está legalmente autorizado nos seguintes países europeus: Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Islândia, Noruega, Portugal e na Suécia. Portugal não admite a adoção de crianças por casais de homossexuais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário