A taxa de desemprego bateu novo recorde hoje na Espanha, chegando a 27,16% da população em idade de trabalhar no fim do primeiro trimestre de 2013, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas. Entre os jovens, mais de 50% estão sem emprego.
Mais de 6 milhões de espanhóis estão desempregados, o que aumenta a revolta contra as políticas de austeridade econômica impostas pela Alemanha e outros países do Norte da Europa em troca de ajuda de emergência para sanear o sistema financeiro.
É a pior crise econômica da Espanha desde a morte do generalíssimo Francisco Franco, em 1975, e da subsequente democratização do país. Antes do agravamento da crise, em 2007, o índice de desemprego estava em 8,6%.
Na França, o desemprego está em 10,6% da população em idade de trabalhar. Com 3,224 milhões sem emprego, o total de desempregados bateu em março o recorde de 1997, que era de 3,195 milhões, reporta o jornal Le Monde.
Cerca de 66% dos franceses não acreditam na recuperação do país antes do fim de 2015.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário