Diante da recusa da Coreia do Norte de negociar, a Coreia do Sul anunciou hoje a retirada dos últimos 175 trabalhadores sul-coreanos do complexo industrial de Kaesong, maior projeto de cooperação entre os dois países.
A tensão na Península Coreana aumentou em fevereiro, quando o regime comunista norte-coreano fez seu terceiro teste nuclear. O Conselho de Segurança das Naçoes Unidas reagiu impondo novas sançoes e o Norte começcou a fazer ameaças aos Estados Unidos e seus aliados.
Com as manobras militares conjuntas realizadas anualmente pelos EUA e a Coreia do Sul, que neste ano terminam em 30 de abril, a Coreia do Norte se sentiu ameaçada. É provável que baixe o tom quando os exercícios acabarem.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário