O Exército da França entregou hoje o controle da cidade histórica de Timbuktu, patrimônio cultural da humanidade, a uma força de paz africana que ajuda o governo do Mali a restabelecer a soberania por todo o território do país. A partir de 28 de abril, só 30 soldados franceses ficarão na cidade como uma força auxiliar.
A França interveio no Mali em 11 de janeiro de 2013 para conter uma ofensiva de extremistas muçulmanos que dominavam o Norte do país havia oito meses e iniciavam uma marcha rumo à capital, Bamako.
Depois de visitar as tropas franceses no Mali, o presidente François Hollande prometeu uma retirada total até o fim de abril, deixando apenas uma pequena força para assessor o Exército Nacional e uma missão internacional de paz formada por soldados africanos. Timbuktu é um primeiro teste.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário