Oito navios da China entraram nas águas territoriais das ilhas Senkaku, que os chineses chamam Diaoyu, nesta terça-feira, realimentando a disputa territorial com o Japão.
A China anda irritada com a frequência cada vez maior de voos de aviões de caça do Japão sobre as ilhas em disputa e do uso de equipamentos para bloquear as telecomunicações dos chineses na região. Houve 306 voos nos últimos 12 meses, quase o dobro dos 156 dos 12 meses anteriores, informa a agência de notícias AP.
Hoje a tensão entre as duas potências do Leste da Ásia deve aumentar. Cerca de 170 deputados do governista Partido Liberal-Democrata devem vão ao Sanuário de Yasukuni, no centro de Tóquio, onde estão enterrados os criminosos de guerra japoneses da Segunda Guerra Mundial. A China e a Coreia do Sul, invadidas pelo Exército Imperial do Japão na guerra, sempre protestam contra essas visitas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário