Por unanimidade, o comitê executivo nacional do Partido Socialista expulsou hoje o ex-ministro do Orçamento da França Jérôme Cahuzac, que admitiu na semana passada ter contas secretas na Suíça e em Cingapura há 20 anos, "por causar grandes prejuízos ao partido e a seus princípios".
É o maior escândalo da presidência de François Hollande, no poder há menos de um ano. Diante da reação negativa, o governo socialista ordenou a todos os ministros que apresentem até 15 de abril suas declarações de bens ao público para aumentar a transparência, noticiou a RFI (Rádio França Internacional).
Hoje o novo ministro do Orçamento, Bernard Cazeneuve, pediu na Assembleia Nacional que os arquivos com 2,5 milhões de documentos bancários sigilosos sobre paraísos fiscais revelados na quinta-feira passada por vários jornais sejam entregues à Justiça. Sua descoberta foi feita pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 9 de abril de 2013
PS expulsa ex-ministro do Orçamento da França
Marcadores:
Cingapura,
Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos,
conta secreta,
Corrupção,
França,
Jérôme Cahuzac,
Orçamento,
Paraísos Fiscais,
Suíça
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário