O grupo jihadista sírio Frente al-Nusra jurou hoje lealdade ao supremo líder da rede Al Caeda, Ayman al-Zawahiri, mas negou que tenha unido suas forças ao Estado Islâmico do Iraque, o braço da organização terrorista no Iraque.
A Frente al-Nusra é considerada um dos mais efetivos grupos combatentes na guerra civil na Síria. É uma das razões pelas quais os Estados Unidos relutaram em armar a oposição à ditadura de Bachar Assad, por medo de que as armas caiam em mãos de terroristas.
Com a provável queda de Assad, há uma expectativa de proliferação de atividades terroristas de extremistas muçulmanos que acreditam estar travando uma "guerra santa" (jihad) contra infiéis.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário