No maior declínio da História, as vendas de computadores pessoais de mesa e portáteis caíram 13,9% no primeiro trimestre de 2013, estima a empresa de pesquisas de mercado IDC. É a maior baixa desde que a pesquisa começou a ser feita, em 1994.
A compra de apenas 76,3 milhões no mundo inteiro é mais um sinal de que os consumidores estão optando por tabuletas e telefones inteligentes. Nem tentativas de introduzir tela sensível como fez a Microsoft com o sistema operacional Windows 8 deram resultado.
Na verdade, o Windows 8 não só não conseguiu conter a queda na procura por computadores pessoais, conclui a pesquisa, por confundir os consumidores ao oferecer recursos inferiores aos de uma tabuleta eletrônica e alterar a experiência que os usuários tinham com os PCs tradicionais.
A Hewlett-Packard mantém a liderança no setor com a venda de 12 milhões de unidades no primeiro trimestre, 24% a menos do que no mesmo período em 2012. Logo atrás, vem a companhia chinesa Lenovo com 11,7 milhões, sem variação percentual significativa.
Em terceiro, ficou a Dell, com 9 milhões de computadores, 11% a menos do que no ano passado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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