O Japão colocou mísseis de defesa Patriot em posição para defender Tóquio de um possível ataque da Coreia do Norte. Duas baterias de mísseis antiaéreos Patriot Avançados de Capacidade 3 foram deslocadas para o Ministério da Defesa, informou um porta-voz oficial.
A tensão no Leste da Ásia aumentou em fevereiro, quando o regime comunista norte-coreano fez sua terceira explosão nuclear e foi alvo de novas sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Com as manobras militares conjuntas que os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizam todos os anos, iniciadas no mês passado, a Coreia do Norte iniciou um discurso de guerra, ameaçando atacar americanos e aliados.
Nas últimas semanas, Pionguiangue se declarou em "estado de guerra". No sábado passado, pediu às embaixadas estrangeiras que façam planos de emergência para retirar seu pessoal do país até 14 de abril. Hoje, apelou aos estrangeiros para que deixem Seul, a capital sul-coreana.
A Coreia do Sul acredita que esse discurso de guerra pode levar a um teste de mísseis que poderia acontecer nesta quarta-feira - e já é quarta-feira no Leste da Ásia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário