Pelo menos 30 soldados do Exército do Paquistão e 97 extremistas muçulmanos morreram em combate no vale de Tirá, na região tribal de Khyber, perto da fronteira com o Afeganistão, noticia a imprensa paquistanesa.
A maioria dos jihadistas teria sido morta por disparos de artilharia e morteiros que abriraram caminho para o avanço dos soldados por terra. Os rebeldes pertencem aos grupos Lashkar-i-Islam (Exército do Islã) e Tehrik-i-Taleban Pakistani.
"Os rebeldes estão oferecendo uma forte resistência desde que a operação foi lançada, na sexta-feira", declarou o Exército. Um porta-voz dos talebã paquistaneses afirmou que seu grupo não estava participando do combate, mas está pronto a apoiar o Lashkar-i-Islam.
A batalha continua. Como a área é inacessível a observadores independentes, as informações sobre mortos são do governo e dos rebeldes, ressalvou o jornal paquistanês Dawn.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário