Pela primeira vez, os serviços secretos dos Estados Unidos indicaram que a Coreia do Norte pode ter conseguido fabricar uma bomba atômica instalável num míssil balístico, mas acreditam que "a confiabilidade seria baixa".
Na última avaliação, a Agência de Inteligência de Defesa, um braço do Departamento da Defesa (Pentágono), elevou sua estimativa sobre a capacidade nuclear do regime comunista norte-coreano, que ameaça atacar os EUA e seus aliados, revelou ontem um deputado durante audiência na Câmara.
A Casa Branca não confirmou essa avaliação, dizendo não ter evidências que a Coreia do Norte tenha fabricado um míssil nuclear. O próprio serviço secreto militar considera sua descoberta "moderada". Se estiver correta, será um avanço significativo no programa nuclear norte-coreano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário