Quatro grandes empresas japonesas com fábricas ao redor do mundo - Toyota, Honda, Mazda e Nissan - ordenaram hoje o recolhimento de 3,4 milhões de automóveis fabricados no Japão e no México entre 2000 e 2004 com air bags, os sacos que se inflam automaticamente para amortecer acidentes. Eles podem não funcionar, pegar fogo ou inflar depressa demais, ferindo os passageiros.
O recolhimento não é uma boa notícia para a Toyota, que teve de consertar entre 2009 e 2011 19 milhões de carros com defeitos no acelerador capazes de causar acidentes fatais, lembra a agência de notícias Reuters.
Há poucos anos, a Toyota era conhecida por seu programa de qualidade total. Na ânsia de superar a General Motors e se tornar a maior fabricante de automóveis do mundo, descuidou-se.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário