No início de uma visita histórica do presidente Mahmoud Ahmadinejad aos Emirados Árabes Unidos, o Irã confirmou que vai iniciar um diálogo com os Estados Unidos nas próximas semanas através de seus representantes em Bagdá. O porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe confirmou a notícia a bordo do avião presidencial, o Air Force One.
Os dois países não mantêm relações diplomáticas desde a invasão da Embaixada dos EUA em Teerã, em 1979, depois da Revolução Islâmica no Irã. "Com o objetivo de reduzir o sofrimento do povo iraquiano, apoiar o governo iraquiano e fortalecer a segurança no Iraque, o Irã vai conversar com o representante americano em Bagdá", declarou Mohammad Ali Husseini, porta-voz do Ministério do Exterior iraniano, citado pela Agência de Notícias República Islâmica.
Espera-se que o diálogo evolua para incluir negociações sobre o programa nuclear do Irã, suspeito de desenvolver armas nucleares.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário