Quatro Meses, Três Semanas e Dois Dias, dirigido por Cristian Mungiu, o favorito da crítica, foi o grande vencedor do 60º Festival de Cinema de Cannes, na França, o mais charmoso do mundo.
O filme conta a história sombria de duas amigas, Otília e Gabita, nos últimos anos da terrível ditadura comunista de Nicolae Ceausescu, e como elas são barbaramente exploradas quando uma delas faz um aborto ilegal.
"Espero que este prêmio seja uma boa notícia para pequenos cineastas de pequenos países porque parece que nãop é necessário ter um grande orçamento e um monte de estrelas", declarou Mundiu ao agradecer a cobiçada Palma de Ouro de Cannes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário