terça-feira, 15 de maio de 2007

Gordon Brown recupera prestígio dos trabalhistas

O anúncio da demissão do primeiro-ministro Tony Blair e o lançamento da candidatura do ministro das Finanças, Gordon Brown, para sucedê-lo na chefia do partido e do governo melhorou a posição dos trabalhistas nas pesquisas sobre as próximas eleições gerais, que não precisam ser convocadas até 2010. Em pesquisa divulgada hoje pelo jornal The Times, de Londres, Brown foi considerado melhor primeiro-ministro em potencial do que o líder conservador, David Cameron.

Com quatro pontos percentuais a mais do que no mês passado, os trabalhistas têm hoje 33% contra 37% para os conservadores, ou seja, estão praticamente empatados, levando-se em conta a margem de erro da pesquisa.

Numa escala de 0 a 10, os eleitores entrevistados na pesquisa deram nota 5 para Brown, logo acima de Cameron, com 4,95, mas abaixo de Blair, que ficou em primeiro com 5,22.

Brown deve suceder Blair em 27 de junho, depois de uma eleição interna no Partido Trabalhista. Como o partido tem maioria na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, será automaticamente indicado para ser o novo primeiro-ministro, sem necessidade de realização de eleições gerais.

Seu desafio é conquistar o eleitorado para que o partido retome a liderança nas pesquisas. Neste caso, a tendência de Brown seria convocar eleições antecipadas para 2009, um ano antes do final do mandato dos atuais deputados.

Nenhum comentário: