Saiu do ar agora há pouco, à uma hora da madrugada pelo horário de Brasília, a Radio Caracas Televisión (RCTV), canal de televisão de maior audiência de Venezuela, que não teve sua concessão renovada pelo governo Hugo Chávez sob a acusação de "golpismo".
O último dia de transmissão teve um programa ao vivo em que diversas pessoas se manifestaram sobre a atitude do presidente venezuelano. Terminou, à meia-noite, hora local, com funcionários e participantes do programa cantando o Hino Nacional da Venezuela de mãos dados.
Houve protesto nas ruas de Caracas, dispersados pela polícia chavista com jatos d'água.
Com o fechamento da RCTV, entra em seu lugar o canal estatal Televisora Venezuelana Social para transmitir a mensagem oficial do governo, de sua "revolução bolivarista" e de seu "socialismo do século 21".
O Tribunal Supremo de Justiça cedeu a infra-estrutura e o equipamento da TV fechada à nova emissora chavista, mas os donos da RCTV prometem recorrer.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário