terça-feira, 15 de maio de 2007

Sobrevivência de cancerosos dobrou em 30 anos

A possibilidade de sobreviver 10 anos depois de um diagnóstico de câncer dobrou nos últimos 30 anos, anunciou hoje em Londres a organização beneficiente Cancer Research UK.

Os índices de sobrevivência variam de acordo com o tipo de câncer. Na média, os pacientes com câncer no Reino Unido têm 46,2% de viver 10 anos ou mais depois de descobrirem a doença; há 30 anos, tinham 23,6% de chance. A taxa de sobrevivência por mais de 5 anos para todos os cânceres subiu de 28% para 49,6%.

Depois de compilar os dados coletados de 1971 a 2001, o professor Michael Coleman, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, a Faculdade de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, observou que é preciso examinar os detalhes para avaliar a evolução do tratamento dos diferentes tipos de câncer.

Enquanto os cânceres de pâncres e pulmão praticamente não apresentaram melhora, "os índices de sobrevivência para o câncer de seio melhoraram significativamente", comentou o médico. Quase dois terços das mulheres diagnosticadas com a doença sobrevivem hoje mais de 20 anos.

As taxas de sobrevivência para 5 anos variam de 2,5% para o câncer de pâncreas a 95% para o câncer nos testículos.

Para a organização não-governamental, a evolução no tratamento do câncer explica-se por vários fatores:
• diagnóstico precoce,
• novos métodos radiológicos usados em checkups,
• maior uso de cirurgias especializadas e
• avanços em quimioterapia e radioterapia.

Nenhum comentário: