sexta-feira, 11 de maio de 2007

Assassinos de Jean Charles não serão punidos

Os 11 policiais que participaram da operação que terminou na morte do brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres em 22 de julho de 2005, 15 dias depois dos atentados terroristas contra o sistema de transportes da capital britânica, não serão punidos, anunciou hoje a Comissão de Reclamações contra a Polícia do Reino Unido, um órgão independente.

Jean Charles tinha 27 anos. Foi baleado sete vezes na cabeça por um comando antiterrorista da Scotland Yard dentro de um trem do metrô de Londres. Quinze dias antes, em 7 de julho de 2005, quatro terroristas suicidas tinham cometido uma série de atentados que mataram 52 pessoas em três trens do metrô e num ônibus.

Na véspera, outra série de atentados fracassara. Jean Charles foi erradamente identificado como suspeito. Ele saiu de casa com uma jaqueta de brim, em pleno verão britânico. Isso foi considerado suspeito. O brasileiro poderia estar escondendo explosivos debaixo da roupa. Mas é normal que um brasileiro sinta frio à noite no verão londrino.

No ano passado, a Procuradoria da Coroa decidiu não processar criminalmente os policiais. Agora, a comissão declara que eles não serão submetidos a nenhuma ação disciplinar.

Nenhum comentário: