O presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, impôs novas sanções econômicas ao Sudão, numa tentativa de combater o genocídio cometido pelo regime fundamentalista sudanês na província de Darfur, no Oeste do país, onde pelo menos 200 mil pessoas foram mortas desde 2003. Outros 2 milhões fugiram de suas casas.
As sanções atingem empresas públicas ligadas ao setor petrolífero e três indivíduos, inclusive o líder da milícia Janjaweed, principal responsável pela matança.
"Por muito tempo, o povo de Darfur está sofrendo nas mãos de um governo que é cúmplice com bombardeios, assassinatos e violência sexual contra civis inocentes", afirmou Bush. "Meu governo chama estas ações pelo nome correto: genocídio. O mundo tem a responsabilidade de acabar com isso".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário