O presidente George W. Bush voltou a insistir hoje em que, se os Estados Unidos se retirarem do Iraque, terão de enfrentar os terroristas no território americano.
"Al Caeda vai lutar contra nós onde estivermos", declarou Bush em entrevista coletiva no Jardim de Rosas da Casa Branca. "Veja, esta é a estratégia deles. É nos expulsar do Oriente Médio. E a questão fundamental é: vamos lutar contra eles? Tomei a decisão de fazer isso. Acredito que a melhor maneira de nos proteger nessa guerra contra o terror é lutar contra eles".
Um repórter perguntou se não era mais uma mentira para justificar mais um erro do governo Bush no Iraque. Não havia terrorismo no Iraque, a não ser o terrorismo do Estado laico e secularista, antes da queda de Saddam Hussein. Foi a invasão americana que provocou a total anarquia no Iraque onde se abrigam diferentes grupos terroristas.
Bush manteve o discurso: "Se nos retirarmos, seremos atacados. Acredito firmemente nisso. O fracasso no Iraque provocará o sofrimento de gerações. Al Caeda vai se sentir vencedora, terá um refúgio seguro e tentará atacar os EUA".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário