sexta-feira, 18 de maio de 2007

Faça sua parte contra o aquecimento global

Desde que o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima advertiu para os efeitos potencialmente catastróficos do aquecimento global, países, empresas e pessoas buscam maneira de dar sua contribuição para reduzir as emissões dos gases que provocam o efeito estufa.

A seguir, 10 dicas do site americano MarketWatch:

1. Compre comida produzida na sua região: cerca de 10% da energia consumida nos Estados Unidos, campeão mundial do consumismo, é usada para produzir, processar e transportar alimentos. Coma menos carne vermelha, que consome muito mais energia para ser produzida.

2. Tire férias num lugar mais próximo: os aviões são grandes poluidores. Se tiver de viajar de avião, prefira vôos diretos. O consumo de combustível é muito maior na decolagem e na aterrissagem. Evite a primeira classe. Tendo mais espaço, sua contribuição para o efeito estufa será cinco vezes maior. Alugue um carro mais econômico e prefira o turismo ecológico.

3. Economize no trabalho: convença sua empresa a usar papel reciclável e só imprima o que for absolutamente necessário.
Desligue o monitor quando sair de sua mesa de trabalho e desligue o computador no fim do dia. Na próxima vez em que comprar computador, fax, scanner, impressora ou copiadora, certifique-se de que tenham selo de poupança de energia. Programe-os para entrarem em repouso quando não estiver usando-os. Em vez de viajar, veja se consegue resolver os problemas por teleconferência.

4. Faça uma auditoria sobre o consumo de energia na sua casa: a eficiência energética pode aumentar em até 25%, especialmente em climas frios onde a casa é aquecida. Uma casa menor é mais econômica. O site do Departamento de Energia dos EUA dá vários conselhos.

5. Prefira sempre a última tecnologia: um laptop gasta muito menos do que um desktop. Um monitor de tela plana consome metade da energia. O microondas gasta bem menos do que um forno a gás ou lenha.

6. Desligue os aparelhos elétricos da tomada: cerca de 5% da eletricidade usada nos EUA é desperdiçada com equipamentos plugados que não estão em uso. Quando ficam em 'standby', eles continuam gastando energia. Antes de viajar, desplugue tudo. Use lâmpadas fluorescentes compactas e instale potenciômetros para adequar o nível de luz.

7. Compre carros mais econômicos dentro da faixa de suas necessidades: prefira os carros híbridos, que aceitam mais de um combustível. Se todos optassem pelo carro mais econômico em sua categoria, os americanos continuariam andando de carro mas economizariam o equivalente ao que importam do Oriente Médio. Andar e pé ou de bicicleta é o ecologicamente correto. use transporte solidário, dando e oferecendo carona a colega e amigos.

8. Prefira energias alternativas: o ideal num país tropical com grande insolação como o Brasil é o uso de energia solar para aquecimento doméstico. O vento e as marés também são fontes alternativas. Não vão mudar a matriz energética mas permitem reduzir a produção de energia a partir de combustíveis fósseis, principal causa do aquecimento global. Nos EUA e na Europa, há companhias de eletricidade que oferecem energia de fontes mais limpas.

9. Corte os excessos: consuma menos. Prefira produtos com menos embalagens. Dispense o saco plástico e use sua própria sacola de compras, de preferência de pano. Separe seu lixo. Reutilize e recicle tudo o que puder. Não jogue óleo de cozinha usado na pia da cozinha. Tenha cuidado especial com pilhas elétricas e baterias usadas. Toda poluição tem um elevado custo energético.

10. Use menos água: tome banhos mais curtos, feche a torneira ao escovar os dentes ou lavar a louça, não lave o carro nem regue o jardim com mangueira. A água será um dos recursos escassos neste século, especialmente se a temperatura média do planeta ficar mais quente.

Nenhum comentário: