domingo, 27 de maio de 2007

EUA e Irã se reúnem pela primeira vez em 27 anos

Diplomatas dos Estados Unidos e do Irã reúnem-se nesta segunda-feira em Bagdá para discutir a segurança do Iraque. Será o primeiro encontro oficial entre representantes dos dois países em 27 anos, desde que Washington rompeu com Teerã por causa da ocupação da Embaixada dos EUA, após a vitória da revolução islâmica.

Os maiores problemas das relações bilaterais EUA-Irã, o programa nuclear iraniano e a detenção da americanos acusados de espionagem no Irã, não devem ser discutidos neste primeiro encontro. Mas sua simples realização já abre a possibilidade de que estas questões venham a ser discutidas mais tarde, se o diálogo evoluir.

"Não estamos esperando nenhum milagre", declarou Hoshyar Zebari, porta-voz do Ministério do Exterior do Irã, "mas é do nosso interesse iniciar um diálogo".

O governo Bush ameaça atacar o Irã, alertando que não vai permitir que a república islâmica tenha armas nucleares.

Já o Irã afirma que descobriu uma rede de espionagem americana e promete mais detalhes em breve. Foram detidos quatro iraniano-americanos acusados de estar desenvolvendo atividades contra o regime dos aiatolás. Como os americanos prenderam cinco agentes iranianos em janeiro, Teerã estaria propondo uma troca de prisioneiros que os EUA rejeitam.

Nenhum comentário: