A Bolsa de Valores de Nova Iorque fechou ontem com o índice Dow Jones em queda de 147,74 pontos (1,1%) para 13.215,13. Foi a primeira queda superior a 100 pontos desde meados de março.
Além da deterioração na balança comercial dos Estados Unidos em março depois de seis meses de melhora, os grandes varejistas anunciaram queda de vendas em abril, inclusive o Wal-Mart (-3,5%).
Dos 85 grupos varejistas que anunciaram seus resultados, 51 ficaram aquém da expectativa. Em média, a queda de vendas foi de 1,8%.
A balança comercial preocupa porque esperava-se que a desvalorização do dólar ajudasse a reduzir o déficit de comércio exterior dos EUA. Mas a conta petróleo aumentou muito, como diz outra nota abaixo.
Já as vendas no varejo são um termômetro importante porque o consumo privado é responsável por dois terços do produto interno bruto dos EUA, de US$ 13,3 trilhões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário