O Estado Islâmico do Iraque - uma aliança de grupos rebeldes xiitas que inclui Al Caeda no Iraque - divulgou uma declaração nesta segunda-feira dizendo que tem em seu poder três soldados americanos e advertindo que as forças dos Estados Unidos devem suspender as operações de busca.
"Seus soldados estão em nossas mãos", diz a nota publicada hoje na Internet. "Se vocês quiserem a segurança de seus soldados, não os procurem".
Os soldados estão desaparecidos desde que foram alvo de uma emboscada quando viajavam num comboio militar ao sul de Bagdá. Quatro militares americanos e um iraquiano foram mortos nos arredores de Mahmoudia.
Na declaração, que prevê que "a batalha entre vocês e nós será longa", o Estado Islâmico do Iraque considera o ataque uma vingança pelas "mortes, detenções, as prisões de Abu Ghraib e Bucca".
Em Bagdá e Bacuba, pelo menos 12 pessoas foram mortas e outras 24 saíram feridas hoje em outros ataques.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário