O ministro das Finanças, Gordon Brown, lança hoje sua campanha para substituir Tony Blair na liderança do Partido Trabalhista e na chefia do governo britânico, a partir de 27 de junho. Blair anunciou publicamente sua demissão ontem, abrindo o processo sucessório interno que conduzirá Brown ao poder sem necessidade de novas eleições gerais.
De segunda a quinta-feira da próxima semana, os candidatos a líder do partido podem se inscrever. Até agora, a esquerda ainda não conseguiu reunir assinaturas de 40 deputados para apresentar candidato próprio. Se não conseguir, será a consagração de Brown dentro do partido.
Seu maior desafio será convencer a opinião pública que ele traz algo de novo e diferente depois de 10 anos de neotrabalhismo no poder, num momento em que o Partido Conservador lidera as pesquisas para as próximas eleições, que Brown não precisa convocar antes de 2010.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário