Pelo menos 25 palestinos foram mortos nesta quarta-feira e 44 desde sexta-feira passada no confronto entre o Fatah (Luta), do presidente Mahmoud Abbas, e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, pelo controle da Faixa de Gaza. Neste clima de guerra civil, Israel aproveitou para atacar células e bases de lançamento de mísseis do Hamas.
O maior bombardeio aéreo israelense desde que foi declarada uma trégua em novembro alvejou um prédio usado pela Força Executiva do Hamas na cidade de Rafah, no Sul da Faixa de Gaza, matando quatro militantes. Israel declarou que o ataque nada teve a ver com o conflito interno palestino. Grupos radicais teriam disparados foguetes contra Israel, talvez com a intenção de atrair os israelenses para a luta.
Para os analistas, o risco é de uma guerra civil generalizada, do colapso do governo de união nacional formado há dois meses e da própria Autoridade Nacional Palestina.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário