O Partido Nacionalista Escocês, que luta pela independência da Escócia, venceu o Partido Trabalhista e terá um deputado a mais, mas terá de articular uma coligação para governar o país. Terá 47 dos 129 deputados, maioria relativa, pela primeira vez na História.
Um de seus objetivos é convocar outro plebiscito sobre a independência, o que seria o que os ingleses chamam de "última descolonização". Faltaria ainda a independência do País da Gales para o Império Britânico ser reduzido a seu país original, a velha Inglaterra.
Ironicamente, faz 300 anos que o Ato de União integrou a Escócia à Grã-Bretanha, extinguindo o Parlamento da Escócia, restaurado por iniciativa do primeiro-ministro Tony Blair, em 1999.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário