domingo, 18 de outubro de 2015

Colômbia e FARC anunciam acordo sobre desaparecidos

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) chegaram a um acordo sobre medidas para encontrar os cerca de 50 mil desaparecidos durante a guerra civil entre ambos, noticiou a televisão pública britânica BBC.

Com o apoio da Cruz Vermelha Internacional, uma unidade especializada vai procurar os enterrados em covas rasas e cemitérios clandestinos e tentar descobrir se há sobreviventes. Será um processo doloroso para as famílias das vítimas.

No mês passado, o governo da Colômbia e as FARC anunciaram um acordo para criar um tribunal especial para julgar os crimes de guerra e contra a humanidade que não serão cobertos por uma anistia e prometeram chegar a uma paz definitiva até março de 2016. Em 1º de outubro, as FARC suspendeu o treinamento de seus guerrilheiros.

Desde que as FARC nasceram, como braço armado do Partido Comunista Colombiano (PCC), em 1964, cerca de 220 mil pessoas foram mortas e 5 milhões fugiram de casa. O total de vítimas passa de 7 milhões. Depois de várias derrotas militares no governo Álvaro Uribe (2002-2010), as FARC aceitaram negociar a paz com o presidente Juan Manuel Santos. Pela primeira vez desde 1948, a Colômbia pode ter paz.

Nenhum comentário: