segunda-feira, 23 de março de 2015

Arábia Saudita convida primeiro-ministro do Iraque a visitar o país

O novo rei Salman convidou o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, a visitar a Arábia Saudita pela primeira vez desde que foi nomeado chefe de governo, noticiou hoje a agência Reuters citando fontes do governo de Bagdá.

O convite é um sinal da reaproximação entre os dois países, que neste momento enfrentam um inimigo comum: o Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Mas as tensões permanecem, sobretudo por causa das relações com o Irã, aliado de Abadi.

Comandantes da Guerra Revolucionária do Irã participam da guerra contra o Estado Islâmico coordenando as operações de milícias xiitas. Depois que a milícia terrorista tomou Mossul e Tikrit, temendo uma ameaça a Bagdá, o grão-aiatolá Ali al-Sistani, principal clérigo xiita iraquiano, baixou uma fatwa (decreto religioso) convocando os xiitas para a guerra.

A exemplo de outros participantes nas guerras do Oriente Médio, as milícias xiitas iraquianas são conhecidas por sua brutalidade. Os abusos e as violações dos direitos humanos ameaçam alienar ainda mais a comunidade sunita iraquiana, que perdeu o poder com a queda do ditador Saddam Hussein na intervenção militar americana, em 2003.

Por causa da rivalidade entre a Arábia Saudita e o Irã, há o risco de uma conflagração generalizada entre sunitas e xiitas. As duas principais correntes do Islã se enfrentam no Iraque, na Síria, no Líbano, no Iêmen e no Bahrein.

Nenhum comentário: