Depois da chegada, na madrugada de hoje, do secretário de Estado, Mike Pompeo, em companhia de três coreano-americanos libertados pela Coreia do Norte, o presidente dos Estados Unidos anunciou que o encontro de cúpula com o ditador Kim Jong Un será realizado em 12 de junho em Cingapura.
Os EUA exigem o fim do programa nuclear e o desmantelamento das armas atômicas norte-coreanas. A Coreia do Norte concordou em princípio, mas não revelou ainda o que vai exigir em troca. Se quiser a retirada total das tropas americanas da Coreia do Sul, os EUA não devem aceitar.
É improvável que o regime comunista de Pyongyang abra mão de todas as armas nucleares depois de tanto esforço para consegui-las como garantia de sobrevivência. Ao anunciar a suspensão dos testes nucleares e de mísseis, Kim afirmou que fazia isso porque já desenvolveu a tecnologia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quinta-feira, 10 de maio de 2018
Trump encontra Kim Jong Un no dia 12 de junho em Cingapura
Marcadores:
armas atômicas,
Coreia do Norte,
Coreia do Sul,
desnuclearização,
Donald Trump,
EUA,
Kim Jong Un,
Mike Pompeo,
Programa Nuclear,
reunião de cúpula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário