sábado, 5 de maio de 2018

Rússia prende líder e 1,6 mil militantes da oposição

A polícia da Rússia prendeu hoje em Moscou o líder da oposição, Alexei Navalny, e cerca de 1,6 mil manifestantes oposicionistas no país inteiro para conter protestos contra a posse, em 7 de maio de 2018, do ditador Vladimir Putin para um quarto mandato presidencial.

Navalny, um advogado e ativista político de 41 anos, foi impedido de desafiar Putin na eleição presidencial de 8 de março por força de um processo forjado pelo Kremlin.

Mesmo sendo ignorado pelos meios de comunicações oficiais, mostrou liderança ao convocar manifestações para denunciar o autoritarismo do "czar Putin". Dos 1.597 manifestantes presos em 27 cidades, 708 eram de Moscou, uma indicação de que foram para o interior mobilizar as populações locais.

Em público, o governo ignora e menospreza o líder da oposição, mas a prisão em 31 de março do empresário Ziyavudin Magomedov, ligado ao primeiro-ministro Dimitri Medvedev, sob acusação de corrupção, revela uma preocupação do governo de dar alguma satisfação à opinião pública.

As autoridades russas estão atentas a uma possível tentativa de criar uma onda de manifestações de protesto a pouco menos de um mês do início da Copa do Mundo na Rússia, em 14 de junho.

Nenhum comentário: