O ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, confirmou ontem que o país negocia com os Estados Unidos a instalação de bases militares permanentes para evitar uma agressão da Rússia, noticiaram a Rádio Liberdade e a Rádio Europa Livre.
A Polônia se propõe a investir US$ 2 bilhões para ajudar a construir a infraestrutura necessária para instalar a base. Desde a campanha, o presidente Donald Trump se queixa de que os sócios europeus da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não gastam o acertado dentro da aliança.
Com o fim da Guerra Fria e a ampliação da OTAN até a fronteira da Rússia, os EUA ajudaram os novos aliados da Europa Oriental nos setores de economia, energia e defesa.
A Polônia acelerou a modernização das Forças Armadas a partir de 2014, quando a Rússia interveio militarmente na ex-república soviética da Ucrânia, anexou a península da Crimeia e fomentou uma guerra civil no Leste do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário