domingo, 6 de maio de 2018

Mães marcham em silêncio contra a violência no México

Centenas de mães e parentes de mortos e desaparecidos marcharam em silêncio ontem pelas ruas de Guadalajara, a segunda maior cidade do México, em protesto contra a violência. A cidade é a capital do estado de Jalisco, onde atuam várias máfias do tráfico de drogas, inclusive o Cartel de Novo Jalisco, considerado hoje o mais poderoso do país.

Os rostos de milhares de desaparecidos estavam em faixas, cartazes, fotos e camisetas carregados com expressões de tristeza. Vestidas de branco, muitas de braços dados, as mães caminharam em silêncio para manifestar sua dor, seu medo e sua raiva.

"Não estou morta. Não durmo porque fico pensando. Não temos notícias do nosso filho. Não sabemos onde está. Não sabemos onde ele está. É uma dor muito grande", lamentou María Miramontes à agência espanhola Efe. Ela não recebe notícias do filho há um mês.

Desde que o então presidente Felipe Calderón declarou guerra às drogas, ao assumir o poder, em 2006, cerca de 200 mil pessoas foram mortas na violência ligada ao tráfico. Os cartéis mexicanos faturam cerca de US$ 50 bilhões por ano com o tráfico de drogas para os Estados Unidos.

Nenhum comentário: