terça-feira, 29 de maio de 2018

Terrorista muçulmano mata três pessoas na Bélgica

Um terrorista esfaqueou duas policiais pelas costas às 10h30 (5h30 em Brasília) de hoje no Boulevard d'Avroy, uma das principais artérias de Liège, cidade da região da Valônia. Era o começo de mais uma ação de extremistas muçulmanos na Bélgica. 

Em seguida, pegou um revólver, matou as duas e um homem de 22 anos que estava dentro de um carro. Aos gritos de "Alá é grande!", invadiu uma escola, logo cercada pela polícia, e tomou dois funcionários como reféns. Saiu atirando, feriu quatro policiais e foi morto pela polícia.

O caso está sendo tratado como terrorismo. "Há elementos que vão na direção de um ato terrorista", declarou Eric Van Der Sypt, porta-voz da Procuradoria Federal da Bélgica. A polícia investiga as ligações do assassino com grupos terroristas ou se agiu sozinho sob a inspiração de propaganda na Internet.

"É claro que o objetivo do assassino era atacar a polícia", declarou o chefe de polícia de Liège, Christian Beaupere. Ele foi identificado como Benjamin Herman, de 36 anos, residente em Rochefort, na província de Namur.

Herman saiu na segunda-feira da prisão de Lantin, perto de Liège, onde cumpria pena por tráfico de drogas. Como não estava na lista de suspeitos de terrorismo das autoridades belgas, deve ter se radicalizado na prisão. Ele também é suspeito de matar um usuário de drogas ontem à noite em Marche-en-Famenne.

O estado alerta antiterrorismo será mantido no nível 2. Com a redução significativa dos grandes atentados, os policiais têm sido os principais alvos das ações de terroristas isolados na França e na Bélgica.

Nenhum comentário: