quinta-feira, 10 de maio de 2018

Colômbia espera negociar cessar-fogo com ELN em 27 de maio

O governo da Colômbia pretende negociar em 27 de maio uma trégua com o Exército de Libertação Nacional (ELN), maior grupo guerrilheiro do país depois do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), noticiou ontem o jornal colombiano El Heraldo. No mesmo dia, será realizado o primeiro turno da eleição presidencial.

A primeira rodada da nova fase de negociações começou nesta semana em Cuba, depois de uma suspensão porque o ELN voltou a atacar e o Equador deixou o papel de mediador.

O governo Juan Manuel Santos iniciou o diálogo direto com o ELN em 7 de fevereiro de 2017, em Quito, e rompeu as negociações em 29 de janeiro de 2018, depois de ataques da guerrilha em que sete policiais foram mortos.

Em fevereiro deste ano, o ELN declarou uma trégua eleitoral nas primeiras eleições em que as FARC participaram como partido político, indicando a vontade de retomar as negociações. O governo quer agora uma medida concreta, um cessar-fogo de longo prazo para permitir negociações sem a ameaça de ações armadas.

Nenhum comentário: