sexta-feira, 4 de maio de 2018

Rússia prende oposicionistas antes da posse de Putin

Partidários do líder da oposição, Alexei Navalny, foram presos hoje em várias cidades da Rússia, na véspera de um grande protesto contra a posse do ditador Vladimir Putin para um quarto mandato presidencial, em 7 de maio de 2018.

Condenado em processos forjados, Navalny foi impedido de disputar a eleição presidencial de março. O advogado, ativista político e blogueiro se tornou o maior líder da oposição russa depois de fazer uma série de denúncias de corrupção.

O governo russo está atento ao aumento das manifestações de protesto anticorrupção. Para dar uma satisfação à opinião púbica, em 31 de março, um oligarca muito ligado ao Kremlin, Ziyavudin Magomedov, seu irmão e um sócio foram presos sob acusações de corrupção.

Magomedov se tornou uma figura pública entre 2008 e 2012, quando seu ex-colega de universidade Arkady Dvorkovich se tornou um dos principais assessores do então presidente Dimitri Medvedev, que substituiu Putin durante 4 anos, enquanto o ditador mandava por trás da cena como primeiro-ministro.

Dono do Summa Group, ele tem empresas de exploração de portos, comércio de grãos e energia. Como protegido de Medvedev, sua prisão pode indicar que o padrinho perdeu prestígio político dentro do Kremlin, reforçando os rumores de que no novo mandato Putin vai trocar de primeiro-ministro. Quer um economista peso-pesado capaz de realizar reformas para acelerar o crescimento econômico.

Nenhum comentário: