segunda-feira, 7 de maio de 2018

Exército da Nigéria anuncia libertação de mil reféns do Boko Haram

Nesta segunda-feira, o Exército da Nigéria anunciou a libertação de mais de mil pessoas que eram reféns da milícia extremista muçulmana Boko Haram em vilas do município de Bama, no estado de Borno, no Nordeste do país, informou o jornal nigeriano Daily Post.

O resgate foi realizado por soldados da 22ª Brigada da Operação Lafiya Dole e da Força-Tarefa Conjunta Multinacional, uma aliança com países da região (Benin, Camarões, Chade, Níger e Nigéria) para combater o terrorismo islâmico, informou em Maiduguri, a capital de Borno, o diretor de relações públicas do Exército, general Texas Chukwu.

De acordo com o general, a maioria dos reféns era de mulheres, crianças e jovens recrutados à força para lutar pelo Boko Haram. A operação atacou os rebeldes nas vilas Amchaka, Gora, Malamkari e Walasa.

"O Exército nigeriano queria lembrar o público de sua determinação de acabar com o Boko Haram e de libertar todos os reféns", declarou o general Chukwu. "O público também é aconselhado a denunciar qualquer pessoa suspeita para ação imediata das autoridades competentes."

Desde que o Boko Haram aderiu à luta armada para impor a lei islâmica à Africa Ocidental, cerca de 20 mil pessoas morreram na guerra civil do grupo contra a Nigéria, o Níger, o Chade e Camarões.

Em março de 2015, o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, jurou lealdade à organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Desde então, o grupo se apresenta como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental.

Mas o Boko Haram, que significa repúdio à educação ocidental, se dividiu. Outra parte aderiu à Vanguarda para Proteção dos Muçulmanos nas Terras Negras (Ansaru), o ramo da rede terrorista Al Caeda na África subsaariana, ao sul do Sahel.

Nenhum comentário: